Home > Museu Histórico de Itapira
Home > Museu Histórico de Itapira
Criado pelo governo do Estado em 24 de outubro de 1972, o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira foi inicialmente instalado em uma residência na esquina das ruas XV de Novembro e João de Moraes, ao lado da Câmara Municipal itapirense e posteriormente transferido para o Parque Juca Mulato, nas antigas instalações do Sistema de Tratamento de Águas da cidade, no prédio que abrigava as bombas de água e a piscina de tratamento.
Sua inauguração oficial aconteceu em 21 de abril de 1974, sendo municipalizado em 18 de abril de 2001. Em 2014 o prédio passou por uma readequação, recebendo melhorias como um elevador, banheiro adaptado, instalação de uma reserva técnica e uma sala de exposições temporárias.
Sua denominação homenageia o ex-prefeito e empresário itapirense Virgolino de Oliveira, fundador da Usina Nossa Senhora Aparecida, que deu origem ao grupo Virgolino de Oliveira Açúcar e Álcool S/A.
Exposição de longa duração englobando os combates ocorridos nesta região durante a guerra civil conhecida como “Revolução de 32” com textos, fotografias, documentos, fardamentos, mapas, munições, armamentos e diversos objetos originais. A exposição encontra-se no piso superior do Museu Histórico.
Exposição de longa duração englobando as diversas transformações ocorridas durante a história da cidade, desde as ocupações indígenas existente na região no período anterior às Bandeiras, até as primeiras ocupações de pequenos sítios e chácaras de agricultura familiar no bairro dos Macucos. O drástico crescimento das grandes fazendas produtoras de café e sua mão de obra escrava, a transição da vila da Penha Mogi Mirim até tornar-se a cidade da Penha do Rio do Peixe e a mudança do nome para Itapira, causada pelo assassinato de um abolicionista.
Exposição temporária que conta um pouco dos 80 anos da criação do Ginásio do Estado, atual Escola Estadual ‘Dona Elvira Santos de Oliveira’, popularmente conhecida como E.S.O. Conta com fotografias e objetos do acervo da escola e também de ex-alunos.
O Museu Histórico oferece a possibilidade de pesquisa na hemeroteca e no seu acervo documental através de contato prévio e preenchimento de ficha de solicitação de pesquisa.
Além das visitas no museu, as escolas também podem requerer esse tipo de atendimento, que consiste em levar parte do acervo até a instituição.
Através de contato prévio, os responsáveis podem sugerir temas específicos para a explanação que será realizada pelo técnico do museu dentro do ambiente escolar, de modo a complementar a matéria abordada em sala de aula e sem a necessidade de locomoção dos alunos.
Através de agendamento, as escolas ou instituições podem solicitar um passeio monitorado pela “Rota 32”. Durante o passeio, o grupo será levado a pontos importantes dos combates no Front Leste paulista. O ponto inicial da saída será o Museu Histórico.
O Museu Histórico de Itapira oferece o serviço de visitas monitoradas com acompanhamento técnico-pedagógico a escolas e demais instituições. Através de agendamento prévio, os responsáveis podem solicitar, inclusive, palestras sobre a história de Itapira e região, além de temas específicos e que complementam o assunto trabalhado em sala de aula. A atividade tem duração média de 40 minutos e é indicada para grupos de no máximo 30 pessoas por vez.
O acervo do Museu Histórico de Itapira abrange um leque de objetos que vão desde uma Liteira do século XIX, utilizada para transporte, carregada por escravos ou mulas; documentos originais de compra e venda de escravos; atas da Câmara Municipal de Itapira; livros de fazendas contendo informações sobre compras do cotidiano durante o século XIX; vestuários; móveis e diversos objetos que ajudam a contar a história de nossa cidade.
A hemeroteca possui mais de 100 anos de periódicos como o “Cidade de Itapira”, “Folha de Itapira”, “Gazeta de Itapira”, “Tribuna de Itapira”, entre outros.
A coleção fotográfica reúne centenas de fotos de diversos períodos de nossa História, além de coleções de fotógrafos conhecidos em Itapira como “José Martins Santiago”, “João Baptista”, “Photo Mantoan”, entre outros.
HORÁRIOS DE
FUNCIONAMENTO
De segunda a sexta-feira:
das 08h às 11h20 e das 13h às 17h20
Aos domingos:
das 09h às 12h